Uma casa não pode ficar em pé sem fundações firmes. Sem a prática dos princípios de yama e niyama, que estabelecem alicerces firmes para a edificação do caráter, não pode haver uma personalidade integrada. A prática de asanas sem a base dos yamas e niyamas é mera acrobacia.
As qualidades exigidas de um aspirante são disciplina, fé, tenacidade e perseverança para praticar regularmente e sem interrupções
Antes de começar a prática de asanas, deve-se esvaziar a bexiga e evacuar o intestino se possivel. As posturas invertidas favorecem os movimentos peristálticos.
É preferível praticar asanas com o estomago vazio. Se isso for difícil, uma xícara de chá ou café, um suco, pode ser ingerido antes da prática. Os asanas podem ser praticados sem desconforto uma hora após uma refeição muito leve. Depois de uma refeição pesada, espere pelo menos quatro horas antes de começar a prática.
É importante notar a mudança que a prática dos asanas traz. No início, o apetite aumenta à medida que a digestão melhora. Posteriormente, a ingestão de alimentos é reduzida, sem afetar a energia.
Aqueles que sofrem de problemas estomacais e cardíacos, diabetes, obesidade devem regular sua dieta com cuidado.
A melhor hora para praticar é cedo pela manhã ou no final da tarde. Pela manhã, os asanas oferecem certa dificuldade, pois o corpo está rígido. A mente, por outro lado, ainda está fresca, mas sua agilidade e determinação diminuem à medida que o tempo passa. A rigidez do corpo é vencida com a prática regular, e então é possível realizar bem os asanas. Ao entardecer, o corpo tem mais liberdade de movimento do que pela manhã, e os asanas se mostram mais cômodos e fáceis. A prática matutina ajuda a trabalhar melhor nossa vocação pessoal. A prática vespertina remove a fadiga do esforço do dia e deixa a pessoa revigorada e calma. Asanas difíceis devem, portanto, ser feitos pela manhã, quando a determinação é maior, e asanas estimulantes (como sirsasana, sarvangasana e suas variações e paschimottanasana) devem ser praticados à noite.
Asanas podem ser praticadas em qualquer idade. É ideal começar aos sete ou oito anos, mas isso não significa que não se possa começar mais tarde. É, no entanto, essencial escolher asanas de acordo com sua capacidade. O praticante (sadhaka) deve usar seu critério para dominar os asanas específicos que são mais úteis para ele.
Não é aconselhável praticar Yoga imediatamente após a exposição ao sol quente, nem praticar diretamente ao sol. No entanto, se for preciso, primeiro faça Janu Sirsasana, Paschimottanasana, Uttanasana e Adho Mukha Svanasana antes de tentar Salamba Sirsasana, Salamba Sarvangasana e Halasana
A prática deve ser feita em local limpo, arejado e livre de insetos.
Não pratique em um piso irregular, e sim sobre um piso nivelado.
Estenda um tapetinho (mat) ou cobertor no chão; não deve ser muito grosso nem muito fino. A dureza do chão não deve ser um desconforto para a cabeça ou para o corpo.
Não use roupas apertadas para praticar. A roupa deve permitir que você possa respirar livremente. O movimento das costelas, do peito e do tórax não deve ser obstruído pela roupa.
Durante a prática, não deve haver tensão nos músculos faciais, ouvidos e olhos ou na respiração.
No começo, mantenha os olhos abertos. Assim você vai saber o que está fazendo e onde está errando. Se fechar os olhos, não poderá observar os movimentos exigidos pelo corpo ou mesmo a direção em que está realizando a postura. Os olhos poderão ser fechados apenas quando o asana estiver perfeito, pois somente então você estará apto a ajustar os movimentos corporais e a sentir os estiramentos corretos.
Durante a prática de asanas, somente o corpo deve estar ativo, enquanto o cérebro deve permanecer passivo, vigilante e alerta. Se as posturas forem feitas com o cérebro, você não será capaz de perceber seus próprios erros.
Em todos os asanas, a respiração deve ser realizada apenas pelas narinas e não pela boca.
Não segure a respiração ao entrar ou ao permanecer nas posturas.
Uma vez terminada a prática de asanas, deite-se sempre em savasana por pelo menos 5 minutos, pois isso removerá a fadiga.
Não comece por sirsasana e sarvangasana se você sofre de tontura ou pressão alta. Pratique primeiro paschimottanasana, adho mukha svanasana e uttanasana, nesta ordem.
Todas as flexões para a frente são benéficas para pessoas que sofrem tanto de pressão alta quanto de pressão baixa.
Aqueles que sofrem com pus nos ouvidos ou descolamento de retina não devem fazer posturas invertidas.
De forma alguma fique de cabeça para baixo durante o período menstrual. Se o fluxo estiver excessivo, upavistha konasana, baddha konasana, virasana, janu sirsasana, paschimottanasana e uttanasana podem ser realizados com efeito benéfico.
As posturas em pé e as flexões para a frente podem ser feitas com suavidade, pois neste momento a coluna deve ganhar força e elasticidade, sem que nenhuma pressão seja exercida sobre o abdômen. Baddha konasana e upavistha konasana podem ser praticados ao longo de toda a gravidez a qualquer hora do dia (mesmo após as refeições, mas não faça flexões para a frente imediatamente após as refeições), pois estes dois asanas fortalecem os músculos pélvicos e lombares e também reduzem consideravelmente as dores do parto. No devem ser feitas posturas de força abdominal nem torções intensas. Pranayama sem retenção (kumbhaka) pode ser praticado durante toda a gestação, já que a respiração profunda e regular ajuda consideravelmente o parto.
Nenhum asana deve ser feito no primeiro mês após o parto. Depois desse período podem ser praticados com suavidade. Aumente aos poucos o programa. Três meses após o parto, todos os asanas podem ser praticados com conforto.
A prática correta de asanas traz leveza e alegria tanto ao corpo quanto à mente, e um sentimento de unidade de corpo, mente e alma.
A prática contínua modifica a atitude do praticante, que passa a disciplinar-se na alimentação, no sexo, no asseio e no caráter e se transforma em uma nova pessoa.
Uma vez dominado um asana, ele se torna fácil e sem esforço e não causa desconforto. Os movimentos do corpo se tornam graciosos. Ao praticar os asanas, o corpo do aluno assume numerosas formas de vida encontradas na criação – desde o mais baixo inseto até o mais perfeito sábio – e ele compreende que o mesmo Espírito Universal – o Espírito de Deus – respira em cada uma delas. Ele olha para dentro de si enquanto pratica e sente a presença de Deus nos diferentes asanas que realiza com um sentido de entrega aos pés do Senhor.
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